Revista Eu Magro

É possível  emagrecer nas festas de final de ano?

04 de Dezembro de 2018

Nutrição

É possível emagrecer nas festas de final de ano?

Chega o final de ano e com ele as festas: confraternização da empresa, dos amigos, do clube, encerramento de cursos, Natal, Ano Novo. E agora? Como fica a dieta diante de tanta comida gostosa? Parece impossível, mas com um pouco de cuidado e atenção, é possível ficar dentro da dieta e manter a perda de pesa gradativa.


Importante ressaltar que o melhor regime é aquele que te leva a uma reeducação alimentar e que é deve considerar o seu tipo físico e metabolismo. No entanto, as dicas abaixo podem ser seguidas em qualquer situação como um auxílio para não extrapolar. Organização e autocontrole são as palavras-chave. Confira!


Mantenha sua rotina de refeições


Muita gente acha que para poder comer mais na ceia ou no jantar, não deve comer nada durante o dia ou passa várias horas sem se alimentar. Essa mudança de rotina não favorece em nada a perda de peso. O que pode acontecer é o seu organismo desacelerar e você ficar com ainda mais fome, levando-o a comer mais do que precisa na ceia.


Então, no dia da ceia, coma normalmente. O que você pode fazer é reduzir um pouco os carboidratos e as gorduras durante o dia, mas sem exageros. Por exemplo: ao invés de comer uma fatia de pão de manhã, tome um iogurte. No almoço, aumente a quantidade de legumes e verduras, diminuindo de arroz e massas. Como lanche prefira as frutas.


A ideia é que você fique bem alimentado durante o dia, mas com um saldo calórico para a noite. Mas, antes de achar que por isso você poderá comer tudo que quiser, leia a próxima dica.


Coma apenas aquilo que mais gosta


Você manteve uma alimentação leve durante o dia e agora acredita que pode comer de tudo um pouco? Errado! Se você exagerar, o resultado negativo virá. A dica é: coma apenas aquilo que você mais gosta.


Festas de final de ano sempre têm muitas coisas gostosas, mas vamos combinar que o melhor mesmo são aquelas comidas que você não come com frequência em outras épocas do ano. Aquela massa especial, o pernil com o tempero da sua avó, o salpicão da sua tia, o bacalhau da sua mãe. Você pode comer um pouquinho de tudo isso, se souber administrar bem a sua refeição.


Então, dê preferência para aquilo que você mais gosta e dispense o básico como o arroz e a batata, por exemplo. Outra dica é tomar cuidado com as entradas: será que você precisa mesmo comer o queijinho e o salame da mesa de frios? Talvez, esperar até a refeição principal é o melhor para você.


Escolha bem os alimentos


Você já sabe que pode comer de tudo um pouquinho, mas se quiser ser mais regrado ainda, a dica é escolher bem os alimentos. Prefira os mais leves, com menos gorduras, de proteínas magras e carboidratos integrais. Não adianta nada comer pouco, mas não inserir fibras na alimentação. Seu metabolismo vai desacelerar, sua digestão demorar e seu peso pode subir.


Portanto, antes de pegar as comidas gostosas, faça um belo prato de salada para matar a fome inicial. Depois escolha as proteínas mais magras e com os molhos mais leves. Quanto aos carboidratos, coma pequenas quantidades apenas daquilo que você mais gosta, evitando as farinhas brancas.




Evite o consumo de bebidas alcoólicas


Outra vilã da perda de peso é a bebida alcoólica. Se quiser continuar perdendo peso, mesmo durante essa época de festas, evite-as. Que tal consumir um pouco menos? Antes de pegar a próxima cerveja, tome uma água com gás ou um suco. Assim, além de se manter mais hidratado (evitando a ressaca) você inibe a vontade de beber.


É claro que uma taça de espumante no Reveillon não é problema. E nem uma cerveja. O que você deve ter em mente é que essas bebidas são bastante calóricas e cheias de carboidrato.



Organize-se e faça exercícios


Vai viajar e não quer sair (muito) da dieta? Então, organize-se. Leve consigo algumas frutas, frutas secas, castanhas e mantenha a sua rotina de alimentação equilibrada. Sempre que comprar algo para comer, prefira o que for mais leve e natural, coma arroz integral, peça um grelhado.


Além disso, tente manter a sua rotina de exercícios, pelo menos em partes. Ao invés de fazer tudo de carro, que tal fazer algumas caminhadas? Ou acordar mais cedo um dia para andar de bicicleta? Ou até, pegar um day-use na academia e malhar um pouco? Atitudes simples, mas que podem fazer grande diferença para não ganhar peso nessa época.


Aproveite e seja feliz


Agora que você já conhece várias dicas para continuar emagrecendo durante as festas de final de ano, aproveite e seja feliz! Não transforme esse período em estresse porque você está preocupado com seu peso. Se precisar sair um pouco da rotina, tudo bem! Não se desespere, e assim que possível, volte com a dieta e os exercícios.


Entenda que, para ter mais saúde e qualidade de vida, a alimentação e atividades físicas são importantes, mas não deixe de aproveitar essa época. Fique com quem você gosta e divirta-se! Afinal, tem apenas um final de ano por ano.


Como você viu, é possível emagrecer, ou pelo menos não engordar, durante as festas de final de ano. É claro que você terá que fazer algumas escolhas, mas nada que te impeça de aproveitar esse período. O importante é manter um certo equilíbrio e prezar por aquilo que você gosta. Se conseguir aliar as festas com uma rotina de exercício, melhor ainda.


Gostou das dicas? Acha que consegue seguí-las? Esperamos que sim! Boas festas!