Revista Eu Magro

Conheça 5 atividades físicas diferentes para variar a rotina

05 de Dezembro de 2018

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Conheça 5 atividades físicas diferentes para variar a rotina

Você é do tipo que enjoa da repetição na academia ou gosta de variar as suas atividades físicas? Saiba que isso é muito comum, e é por isso que as academias estão sempre em busca de novas aulas e modalidades para os alunos.

É claro que a consistência em um determinado exercício, é importante para alcançar o resultado, mas nem sempre é fácil seguir a série da academia por várias semanas e continuar motivado.

Então, uma boa forma de manter o foco é experimentar novos exercícios. Essa dica vale também para quem não gosta muito da musculação, jump e outras aulas mais comuns em academias.

Confira agora, cinco atividades físicas que você pode fazer para variar a rotina e se divertir sem perder o foco!


1. Aulas de dança

Que tal trocar o aeróbico na esteira ou bicicleta por uma incrível aula de dança? Ritmos e Zumba, são duas atividades que favorecem o gasto calórico e fortalecem o sistema cardiorrespiratório.

Essas aulas são feitas com um instrutor e duram cerca de 45 minutos, onde combinam música e dança com exercícios físicos diversos. Na zumba, a música é latina e dançando, o aluno faz agachamentos, avanço, movimentos de braço e trabalha o abdômen. Entre os estilos dançados estão o merengue, salsa, mambo e até funk.

Já na aula de ritmos a música é super variada e geralmente, são aquelas mais famosas e populares no momento. Você pode dançar samba, pagode, axé, funk, pop e até sertanejo. É bastante divertida para aprender algumas coreografias. Enquanto dança, você trabalha o corpo todo, a coordenação motora e a variação de intensidade favorece muito o gasto calórico.

As aulas mesclam passos mais fáceis com alguns mais complexos e o instrutor avançará conforme a resposta dos participantes.


2. Corrida de rua

Imagine fazer uma atividade física que você pode praticar em qualquer hora e lugar? Com a corrida de rua é assim! Para praticar, você só precisa de um tênis e disposição. Ao ar livre, correr é muito bem aceito por quase todas as pessoas.

A corrida tem alto gasto calórico, melhora os sistemas respiratório e cardiovascular, aumenta a resistência do seu corpo e ajuda a diminuir o percentual de gordura. Além disso, ela fortalece as pernas e favorece a sua qualidade de vida como um todo, porque vários hormônios de prazer e satisfação são liberados durante o exercício.

Uma boa forma de começar nessa atividade, é em grupos de corridas de academias. Neles, um personal trainer orienta os corredores guiando o exercício para uma prática segura e eficaz. Fique atento apenas se ela é indicada para você, já que o impacto nas articulações é grande. Seu personal trainer poderá orientá-lo.


3. Pilates

Se você faz o tipo mais tranquilo, então o pilates é uma ótima atividade para variar e sair da rotina. Existem duas modalidades: com equipamentos e solo. O primeiro é feito em um estúdio, com aparelhos específicos e atendimento personalizado. Já o pilates solo pode ser feito individual ou em grupo, com exercícios em pé, deitado e sentado, e utiliza materiais comuns em academias como bolas e elásticos.

Os benefícios do pilates são muitos: melhora postural, flexibilidade, equilíbrio, fortalecimento e melhor funcionamento do sistema cardiovascular e respiratório. Os exercícios combinam movimentos e respiração e, por esse motivo, ele é benéfico para o controle da ansiedade, estresse e tensão pré-menstrual.

Pode ser praticado por todas as pessoas, mas sempre com o acompanhamento de um instrutor habilitado. Não tem impacto nas articulações e é uma alternativa para alguns equipamentos da musculação.


4. Circuito funcional

O circuito funcional é um dos treinos mais dinâmicos e interessantes para quem não gosta de rotina. Nele você trabalhará diversos músculos de uma vez só, além da resistência e fortalecimento cardiorrespiratório.

Os circuitos geralmente são feitos em turmas, mas também pode ser individualizado. São instruídos por um personal trainer que define os exercícios e controla o tempo ou repetições de cada um. Alguns equipamentos utilizados podem ser: bolas, elásticos, trampolim, cordas, entre outros.

Um bom circuito funcional fará você se exercitar, mas também tonificar os músculos até substituindo a musculação em diversos aspectos. Tudo depende da estratégia adotada pelo seu personal trainer.

O circuito funcional é bem mais dinâmico que a musculação, pois, uma das premissas é que o treino mude a cada aula, além de que os exercícios trabalham os músculos de forma conjunta. Favorece a flexibilidade, postura, respiração e bem-estar.


5. Esportes aquáticos

Verão, sol, praia, piscina e calor. Por que não se exercitar na água? Não tem impacto nas articulações, o gasto calórico é grande e você ainda se refresca. Um grande incentivo para não perder o foco no verão, não é mesmo?

Entre as atividades que você pode fazer está a hidroginástica e a natação, mas se você não tiver um profissional para lhe orientar, substitua-as por alguns jogos em grupos.

Chame a galera para brincar de passar a bola, bobinho na água, vôlei na piscina, dançar e várias outras brincadeiras que farão todo mundo se mexer e se divertir, ao mesmo tempo que todos eliminam algumas calorias.

Se estiver sozinho, você pode fazer séries de correr e pular na água, nadar de uma ponta a outra na piscina, desafiando a si próprio e diminuindo seu tempo, executar alguns exercícios do funcional na água. A dica é não forçar e você pode pegar dicas com seu personal trainer para não perder o foco nas férias.

De qualquer forma, é muito importante que você entenda que os exercícios físicos são fundamentais para a perda de peso. Mais do que fazê-lo gastar as calorias ingeridas, eles também ajudam a acelerar o metabolismo, tonificar os músculos, diminuir a retenção de líquidos, ansiedade, insônia e aumentam o seu bem-estar e disposição. Ou seja: múltiplos benefícios para que você alcance seus objetivos!

E aí, se animou com essas atividades físicas diferentes? Receba mais dicas como essa seguindo a Eu Magro Online nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.